Modalidade em amplo crescimento no setor da construção no Brasil, o alpinismo industrial é um termo que define profissionais que exercem atividades em altura e utilizam técnicas específicas de acesso com duas cordas (suspensão e segurança). Essa técnica tem como principal objetivo alcançar locais altos e de difícil acesso.
O alpinismo industrial possui diversas aplicações, porém as mais comuns são as inspeções, manutenções e construções de edifícios, pontes e viadutos. Além disso, eles podem realizar trabalhos como limpeza, decapagem, pintura, soldagem, reparação e muitos outros tipos de serviços.
Por ser uma atividade muito perigosa, é fundamental que os profissionais que praticam alpinismo industrial sejam altamente treinados e qualificados. Além disso, é dever do empregador oferecer todo o suporte para tornar essa atividade o mais segura possível. Para que isso aconteça, é imprescindível a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em altura — que devem estar em perfeito estado de conservação para que eles executem suas funções sem que haja nenhum risco ou acidente fatal.
Visando assegurar ainda mais a integridade física e o bem-estar dos profissionais, o Ministério do Trabalho e Emprego criou uma portaria específica dentro da Norma Regulamentadora 35 (NR 35), que estipula os requisitos mínimos de proteção para o trabalhador que atua em altura, a fim de garantir o planejamento, organização e a execução da atividade.
Conheça abaixo os equipamentos obrigatórios para um kit de alpinismo industrial:
Fonte: https://www.epi-tuiuti.com.br/blog/saiba-quais-equipamentos-obrigatorios-para-um-kit-de-alpinismo-industrial/